MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

PESSOA FÍSICA:
C.P.F.:

RAZÃO SOCIAL:
C.N.P.J.:
Endereço:
Fone/Fax:
E-mail:

2. PERFIL DOS EMPREENDEDORES

[Nome do Empreendedor] (Sócio-Diretor) formado em XXX pela XXX, em 20XX. Possui XX anos de experiência na área de Informática, com enfoque em XXX. Na [Nome da Empresa], é o presidente/diretor da empresa e responsável por XXX.

Atuação anterior:
Nome da Empresa – Cargo
Nome da Empresa – Cargo

[Nome do Empreendedor] (Sócio-Diretor) formado em XXX pela XXX, em 20XX. Possui XX anos de experiência na área de Informática, com enfoque em XXX. Na [Nome da Empresa], é o presidente/diretor da empresa e responsável por XXX.

Atuação anterior:
Nome da Empresa – Cargo
Nome da Empresa – Cargo

3. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Explicar o objetivo do empreendimento, os motivos pelos quais se decidiu desenvolver o projeto e o que se espera como resultado.

4. ANÁLISE DE MERCADO E COMPETITIVIDADE

4.1 Oportunidades

Descrever as oportunidades de mercado a partir das competências da empresa. Não falar das aplicações possíveis das tecnologias dominadas, mas das oportunidades reais de transformação dessas tecnologias e competências em negócios.

4.2 Ameaças

Relacionar situações que possam prejudicar o sucesso do negócio.

5. MERCADO POTENCIAL

Entende-se por mercado potencial o segmento de mercado que a empresa pode atingir a partir de sua rede de contatos ou de suas competências específicas. Não deve ser descrito o mercado geral para o produto/serviço oferecido, mas aquele segmento no qual a empresa realmente teria oportunidade de entrar.

6. PARCEIROS

Mencionar outras empresas que já estejam firmadas no mercado e que possam servir como canal de comercialização ou fornecedores de tecnologia.

7. CONCORRENTES
quadro2

8. RECURSOS HUMANOS

8.1. Grau de Instrução

Relacionar o total de colaboradores (funcionários ou terceirizados) da empresa em cada uma das categorias mostradas nos títulos das colunas.

LEGENDA:
Graus de Conhecimento (domínio teórico de um dado tema) da equipe de colaboradores da empresa:
A – possui colaboradores que são referência reconhecida pelo mercado
B – possui colaboradores com conhecimento profundo
C – possui colaboradores com conhecimento abrangente
D – possui colaboradores com conhecimento restrito
Graus de Experiência (domínio prático de um dado tema) da equipe de colaboradores da empresa:
A – possui colaboradores capazes de coordenar projetos de qualquer porte
B – possui colaboradores capazes de coordenar projetos de porte restrito
C – possui colaboradores capazes de executar atividades críticas
D – possui colaboradores capazes de executar atividades não críticas

Indicar o grau de conhecimento e de experiência da equipe de colaboradores, segundo as categorias que nomeiam as colunas. A coluna da esquerda deve ser completada com as tecnologias/produtos ou processos/metodologias/padrões que são insumos críticos para o negócio visado pela empresa.

9. PRODUTOS E SERVIÇOS


10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Explicar o que levaria um cliente potencial a comprar da empresa proponente em vez de comprar de uma outra empresa. No caso de não haver outros ofertantes, explicar qual o motivo de ninguém ter pensado em desenvolver o produto/serviço e o que impede que uma outra empresa, com competência no mercado, o desenvolva.

11. PLANO DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO

Explicar como será feita a sondagem de clientes potenciais quanto ao interesse em utilizar, ou mesmo adquirir, o produto/serviço. Descrever a segmentação do mercado e os motivos de ter escolhido esses segmentos.

12. INVESTIMENTOS

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