Tendência ao Equilibrio

Quando há excesso de oferta, a tendência é ocorrer uma queda no preço do produto. É a lei da oferta e procura. Muito produto para pouco comprador ocasiona uma concorrência, por parte dos produtores, em busca dos consumidores.

Com isso, alguns produtores passarão a ofertar o produto a um preço menor, isso fará com que mais consumidores estejam dispostos a adquirir a mercadoria àquele preço, e esse processo continua até atingir um preço de equilíbrio.

No gráfico é fácil visualizar este comportamento. Conforme o preço da mercadoria vai caindo (ponto azul), a quantidade ofertada também vai diminuindo (ponto vermelho).

 

Este comportamento continua até que o preço e a quantidade atinjam um nível de equilíbrio (ponto verde). A bolinha verde representa o ponto de equilíbrio do mercado. Neste caso, o preço de equilíbrio é R$ 40,00 e a quantidade de equilíbrio é de 12.000 unidades.

Repare que à medida que o preço vai caindo, a quantidade demandada vai aumentando (adquirida pelos consumidores), e a quantidade ofertada (colocada no mercado pelos produtores), vai diminuindo.

——

Mais informações, acessar:

http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_economia/c_economia_2.htm

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s